Embaixador de Cuba é vice-presidente do Comitê Especial da ONU sobre Descolonização

0
34
Pedro Luis Pedroso Cuesta - foto: Minrex Cuba

Com informações do Ministério das Relações Exteriores.

O embaixador e representante permanente de Cuba junto às Nações Unidas, Pedro Luis Pedroso Cuesta, foi eleito vice-presidente do Comitê Especial de Descolonização da ONU.

Pedroso Cuesta reiterou o compromisso histórico de Cuba com a erradicação do colonialismo e lembrou que mais de 60 anos após a aprovação da Declaração de Concessão da Independência aos Países e Povos Coloniais, o processo de descolonização mundial não foi concluído e os objetivos estabelecidos na Declaração continuam por cumprir.

O diplomata disse que a Quarta Década Internacional para a Erradicação do Colonialismo, recentemente declarada pela Assembleia Geral na sua 75ª Sessão, representa um impulso à aspiração comum de todos os Estados-Membros de erradicar completamente o colonialismo.

Pedroso acrescentou que, a par da atuação do Comité, a cooperação entre os Estados-Membros e o Secretariado é fundamental para cumprir a promessa de não deixar ninguém para trás, incluindo os 17 territórios colonizados e Porto Rico.

A representante permanente de Granada, Keisha McGuire, foi reeleita para a presidência do Comitê e os embaixadores de Serra Leoa e da Indonésia foram reeleitos como vice presidentes.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here