Washington, (Prensa Latina) A famosa orquestra cubana Van Van quer voltar a encantar o público da capital estadunidense em breve, após sua apresentação aqui há pouco mais de um ano.
Van Van colocaram a dançar a grande maioria dos que assistiram sua atuação em maio de 2018 durante o Festival Artes de Cuba: da ilha ao mundo, no Centro John F. Kennedy para as Artes Cênicas, e agora querem repetir esse sucesso.
Será um concerto diferente, mas muito lindo e com amor, antecipou numa entrevista telefônica com Prensa Latina o diretor da banda, Samuel Formell, depois de referir às diferenças de ambos palcos.
Nossa música conhece-a muita gente fora de Cuba, mas o público norte-americano tem pouco acesso a ela pelo bloqueio dos Estados Unidos contra a ilha e outros obstáculos, manifestou o músico, que destacou que seu objectivo é chegar a todos.
Assim, destacou o interesse dos seguidores da orquestra durante a atual turnê, que começou em 30 de maio na cidade de Miami, Flórida; seguiu em Nova Iorque; e depois teve paradas em Los Angeles e San Francisco, Califórnia.
A turnê, que concluirá em 29 de junho em Saratoga, Nova Iorque, tem sido até o momento exitosa, e estamos muito satisfeitos com os resultados, acrescentou.
Em Miami teve gente com a intenção maligna de que o concerto não ocorresse, pois ‘se misturaram coisas que não estão bem’, expressou em momentos nos que autoridades dessa cidade procuram evitar a contratação de artistas provenientes de Cuba e eliminar o intercâmbio cultural com a ilha.
No entanto, celebrou que ao final se fez essa apresentação, e o Studio 60, espaço com capacidade para umas duas mil pessoas, fechou as portas sem lugares disponÃveis.
Foram muitos latino-americanos, no momento da atuação primou o respeito, e cumpriu-se nosso propósito que é levar a música cubana a qualquer rincão do mundo, enfatizou sobre esse evento.
Também ressaltou que nessa ocasião estiveram com Os Van Van seus ex-componentes Pedrito Calvo e Mayito Rivera, e como sucedeu em ocasiões anteriores em Cuba e México, a experiência foi muito linda.
Além disso, em Los Angeles, a orquestra fundada pelo lendário Juan Formell, falecido em 2014 e pai de Samuel, compartilhou o palco com o Grande Combo de Porto Rico, contou o percussionista.
Formell comentou que nestas últimas atuações nos Estados Unidos interpretou temas do disco Legado, a última produção dos Van Van, que viu a luz em 2018.
Começamos por aÃ, para promover essa criação que tem sido muito bem acolhida em Cuba, em América latina e naEuropa, e a metade dos concertos chegam as obras mais reconhecidas das décadas de 1970, 1980, 1990 e os 2000, explicou.
Por outra parte, apontou que 2019 é um ano de muito trabalho para a orquestra com uma turnê na maior da Antilhas e a presença no primeiro Festival Internacional da Timba ‘Por sempre Formell’, dedicado ao seu pai e que realizar-se-á em Havana de 2 a 4 de agosto.
O agrupamento também gravará um disco duplo de sucessos, e terá atuações no Peru, Chile, Argentina, Uruguai, Colômbia e Nicarágua.