Havana (com informações do Minrex) O Ministério das Relações Exteriores de Cuba (Minrex) informou que na madrugada desta quinta-feira (30), um indivíduo desconhecido disparou com uma arma de fogo contra o prédio da Embaixada do país nos Estados Unidos. Não houve danos aos funcionários da missão, que estão seguros e protegidos, mas houve danos materiais no edifício, resultantes do impacto dos disparos.
De acordo com o Minrex, o indivíduo, cuja identidade o governo cubano não teve acesso, foi detido pelas autoridades dos EUA no local e está sob custódia. A missão diplomática cubana, localizada na cidade de Washington DC, possui um sistema de proteção e segurança para enfrentar qualquer ameaça contra pessoal e instalações.
O governo cubano aguarda a correspondente investigação das autoridades norte-americanas sobre a identidade e as motivações do autor dessa agressão, bem como sobre as circunstâncias que cercam o ato. O Departamento de Estado está ciente do que aconteceu.
As autoridades cubanas lembram que é obrigação dos Estados adotar todas as medidas apropriadas para proteger as instalações de uma missão diplomática credenciada em seu país contra qualquer invasão ou dano, e evitar que a tranquilidade da missão seja perturbada ou que sua dignidade seja violada.
Link para a matéria original http://www.minrex.gob.cu/es/agresion-con-disparos-embajada-de-cuba-en-los-estados-unidos .