Cresce apoio ao Nobel da Paz para as brigadas Henry Reeve

0
18
Brigadas Médicas Henry Reeve

Alberto Freitas – editor do Cuba Hoje

O prêmio Nobel da Paz em 1980, o argentino Adolfo Perez Esquivel, e o escritor brasileiro Leonardo Boff lançaram um manifesto em apoio à concessão do Prêmio Nobel da Paz às brigadas cubanas de saúde Henry Reeve. As adesões podem ser feitas online na página https://brigadasmedcuba.com/.

O manifesto se soma à iniciativa da organização francesa Cuba Linda e ao Comitê França-Cuba, que lançaram a proposta do Nobel da Paz para as brigadas em junho deste ano e receberam o apoio imediato de mais de 20 entidades européias.

Entre as personalidades que assinam o manifesto estão o ex-presidente Lula, a ex-presidenta Dilma Rousseff, Frei Betto, Fernando Morais, os atores estadunidenses Danny Glover e Mark Ruffalo, o músico Chico Buarque, o sociólogo Emir Sader, João Pedro Stédile, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o linguista Noam Chomsky, a diretora Petra Costa e o ex-presidente do Equador, Rafael Correa.

Ao levar a paz, na forma de tratamento digno e esperança para a população de vários países, em meio a contextos marcado por destruição, epidemias, guerras e desastres naturais, essa organização comprometida com a defesa da humanidade habilita-se para o Nobel da Paz”, diz um trecho manifesto dirigido ao comitê gestor do prêmio.

Em outro trecho, o documento destaca que “a primeira missão médica humanitária se deu na Argélia em 1963. Desde, então, as missões humanitárias cubanas se estenderam pelos quatro continentes e apresentam um caráter único ao apontar que é possível a solidariedade internacional em tempos de ode ao egoísmo”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here