Com informações do Ministério das Relações Exteriores
Hefei (China) – Representantes de Cuba e da China inauguraram, em 27 de dezembro, a nova sede de um hospital oftalmológico com especialistas de ambos os países, no âmbito de uma colaboração de mais de dez anos.
Segundo a cônsul-geral da ilha em Xangai, Mileidy Aguirre, o intercâmbio médico nesta especialidade entre a nação antilhana e a província de Anhui (sudeste) tem origem na visão de longo prazo dos líderes Fidel Castro e Hu Jintao.
A diplomata garantiu que a cooperação entre as duas partes beneficiou mais de 400 mil pacientes nestes anos, o que fomentou a grande recepção por parte da população local. “A nova sede do Hospital Oftalmológico da Amizade Cuba-China constitui mais um marco na colaboração em matéria de saúde”, observou.
A cônsul reiterou o seu agradecimento ao governo chinês, às empresas e especialmente ao II Hospital Popular de Anhui, “pelo envio de toneladas de material médico, essencial para quebrar o cerco do bloqueio dos Estados Unidos no contexto da luta contra a pandemia” na Nação antilhana.
Noutro momento, Aguirre destacou o excelente estado das relações entre Cuba e a China e, em particular, destacou o consenso alcançado entre os presidentes Miguel Díaz-Canel e Xi Jinping.
Dados oficiais mostram que a ilha oferece os seus serviços médicos em mais de 70 países, onde trabalham cerca de 30 mil colaboradores.
Em Anhui, os médicos caribenhos receberam numerosos reconhecimentos pelos seus serviços, como o título de membro honorário da Associação de Personalidades Estrangeiras e o prêmio Anhui Good Doctor, concedido pelas autoridades provinciais de saúde.
Durante uma visita oficial à China no mês passado, o primeiro-ministro cubano, Manuel Marrero, trocou por videoconferência com especialistas que prestam seus serviços em quatro províncias do gigante asiático.
O chefe de governo reiterou o orgulho que representa para o povo de Cuba tê-los e centenas de outros nacionais em diferentes missões ao redor do mundo, uma ideia do líder histórico Fidel Castro para levar saúde a mais pessoas.