Cuba e União Europeia dialogam sobre Desenvolvimento Sustentável

0
31
Diálogo Cuba-União Europeia - foto: Minrex

Com informações do Ministério das Relações Exteriores de Cuba.

Representantes de Cuba e da União Européia (UE) se reuniram, virtualmente, no dia 20 deste mês, para o segundo Diálogo Político Cuba-UE sobre Desenvolvimento Sustentável.

A delegação cubana destacou que o bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos constitui o principal obstáculo para o cumprimento da Agenda 2030, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para a implementação do Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social até 2030.

A reunião deu continuidade ao Diálogo realizado em 16 de abril de 2019, nos termos do Acordo de Diálogo Político e Cooperação entre Cuba, a União Europeia e seus Estados membros.

No encontro foram abordadas as prioridades partilhadas na área do Desenvolvimento Sustentável, associadas à urgente transformação para inverter o aquecimento global, às estratégias de transição para uma economia do conhecimento, baseada na inclusão social, e ao papel dos sistemas de saúde e do desenvolvimento da biotecnologia no enfrentamento da pandemia COVID-19. Foram também discutidas as perspectivas de colaboração entre Cuba e a UE em diferentes fóruns multilaterais.

Cuba também apresentou os resultados obtidos na execução da “Tarefa de Vida”, plano do Estado para enfrentar as mudanças climáticas. As partes reafirmaram o compromisso com a cooperação internacional nesta área e seu firme apoio ao Acordo de Paris.

Foi assinado o protocolo do acordo de cooperação entre Cuba e a UE, que lança o projeto Salvar vidas e mitigar o impacto da emergência COVID-19 em Cuba, financiado pela UE no valor de 1,5 milhões de euros.

Rodolfo Reyes Rodríguez, Diretor-Geral de Assuntos Multilaterais e Direito Internacional do Ministério das Relações Exteriores de Cuba e Jolita Butkeviciene, Diretora para América Latina e Caribe da Direção-Geral de Cooperação Internacional e Desenvolvimento da Comissão Europeia, presidiram as respectivas delegações.

Antes da segunda rodada do Diálogo, foi realizada uma reunião de representantes da sociedade civil cubana e europeia, com o objetivo de trocar opiniões sobre o papel que as organizações da sociedade civil devem desempenhar na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here