Com informações da Agência Prensa Latina
Um intercâmbio com autoridades suíças foi realizado em Berna, capital da Suíça, por Marta Bonet, presidente da União de Escritores e Artistas de Cuba (UNEAC), e Magda Resik, primeira vice-presidente da organização. O principal objetivo das reuniões é fortalecer a colaboração cultural e interparlamentar entre os dois países, de acordo com um comunicado de imprensa da UNEAC.
Durante a visita, os representantes cubanos se encontraram com Simone de Montmollin, membro do Conselho Nacional; Hans-Peter Portmann, membro do Grupo Parlamentar de Amizade com Cuba, e também com Yves Fischer, representante do Departamento Federal de Cultura, e Tatiana Lori, diretora do Departamento de Educação e Cultura do Cantão de Berna.
De acordo com informações compartilhadas pela UNEAC em sua página no Facebook, as conversas abordaram temas-chave para o desenvolvimento das relações entre Suíça e Cuba, como relações interparlamentares, gestão do patrimônio, educação artística e promoção de projetos de cooperação cultural.
Os intercâmbios conduzidos por Bonet e Resik se juntam a outras iniciativas implantadas para consolidar o compromisso da UNEAC com o diálogo bilateral baseado na compreensão de nossas identidades, no respeito à diversidade criativa e na promoção do intercâmbio cultural sustentável entre as duas nações.
Acompanhado pela embaixadora cubana na Suíça, Laura Pujol, o programa incluiu um encontro com representantes do movimento de solidariedade à ilha caribenha, organizações de cooperação e cubanos residentes no país.
Segundo a reportagem, ambos os criadores cubanos estão participando do 60º período ordinário de sessões do Conselho de Direitos Humanos, onde realizam um programa de trabalho bilateral que enfatiza questões parlamentares e culturais.
A UNEAC, como organização da sociedade civil cubana, detém status consultivo especial junto ao Conselho Econômico e Social das Nações Unidas desde 1998.





