Com informações do Portal Juventud Rebelde
O Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano, que acontece todos os anos em Havana, tem mais de 2 mil obras inscritas para a 45ª edição, marcada para 5 a 15 de dezembro próximo.
Segundo o presidente do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica (ICAIC), Alexis Triana, as produções contempladas até agora totalizam, especificamente, 2.017, e mais da metade são filmes.
Além disso, foram inscritos cerca de 230 cineastas na especialidade de roteiro e uma centena de cartazes, comentou o diretor do ICAIC em suas redes sociais.
No ano passado, competiram 199 filmes de 19 países, incluindo México, Argentina, Brasil e Chile, segundo relatório dos organizadores.
O evento anual de cinema em Havana abriu suas portas pela primeira vez em 3 de dezembro de 1979 e desde então reúne prestigiados cineastas cubanos e de outras partes do mundo em torno da filmografia latino-americana.
Há anos o Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano é considerado uma das referências do setor na América Latina.