Da redação – Começou nesta segunda-feira (24) a primeira etapa dos testes clínicos da vacina cubana contra a Covid 19, cujos resultados estarão disponíveis em janeiro de 2021.
A pesquisa para desenvolver o medicamento profilático denominado ” Soberana 01″ abrange 676 pessoas entre 19 e 80 anos e está a cargo do Instituto Finlay de Vacinas, da BioCubafarma, em Havana.
O estudo será baseado em evidências, controlado, adaptativo e multicêntrico e tem como objetivo avaliar a segurança, as reações e a imunidade do candidato em esquema de duas doses.
Esse processo deverá ser concluído no dia 11 de janeiro e os resultados estarão disponíveis no dia 1º de fevereiro para serem publicados no dia 15 de fevereiro.
“O desenvolvimento da primeira vacina candidata contra a Covid19 mostra a grandeza dos cientistas cubanos. Explorações como essas de nossa ciência são uma das coisas que cada vez mais reafirmam o orgulho de ser cubanos”, afirmou, em sua conta no Twitter, o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel.