Países do Caribe e região italiana da Lombardia pedem ajuda a Cuba contra o coronavírus

0
19

Havana (da Redação, com a TeleSur) Países do Caribe e a região italiana da Lombardia solicitaram ajuda médica às autoridades de Cuba com o objetivo de combater a pandemia causada pelo coronavírus 2019 (Covid-19).

No Caribe, os governos da Jamaica, de São Cristóvão e Névis e de São Vicente e Granadinas comunicaram que solicitarão ou já solicitaram assistência sanitária ao governo cubano.

O primeiro-ministro da Jamaica, Andrew Holness, que proibiu a entrada de pessoas procedentes do Reino Unido, indicou em sua conta do Twitter que nos próximos dias chegarão à ilha caribenha 21 enfermeiras cubanas para enfrentar a enfermidade, que já causou mais de 5 mil mortos no mundo.

Estamos ampliando o pessoal para fazer frente ao que esperamos que venha. Em 24 de março, 21 enfermeiras especializadas chegarão de Cuba. Estamos buscando obter umas 100”, sinalizou o primeiro-ministro em seu tuíte. Acrescentou que seu governo, que confirmou oito afetados pela Covid-19, está “fazendo todo o possível para frear a propagação do vírus”.

Terrance Drew, especialista em temas de saúde do opositor Partido Trabalhista (SKNLP) de São Cristóvão e Névis, declarou que desejam solicitar às autoridades cubanas “ajuda para criar uma infraestrutura e um plano para tratar as pessoas que se infectem”.

Um pedido similar foi feito pelas autoridades de São Vicente e Granadinas.

Venezuela, China e Cuba

Na Itália, funcionários da saúde da região nortista da Lombardia informaram ter solicitado a vários países, entre eles a Cuba, pessoal médico para combater o coronavírus 2019.

O conselheiro de Saúde da Lombardia, Giulio Gallera, detalhou em conferência de imprensa, sábado (14), que os trabalhadores da saúde estrangeiros virão da “Venezuela, China e Cuba”. “Obviamente lhes daremos um lugar para viver, pois necessitamos das habilidades de todos”, manifestou.

A Itália tem registro de que cerca de metade das pessoas falecidas por Covid-19eram residentes da Lombardia e mais da metade dos contagiados registrados em nível nacional também são desta região.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here