Te quedarás: um livro pelo centenário de Benny

0
30

CIENFUEGOS.— Por ocasião do centenário do Bárbaro do Ritmo, Ediciones Mecenas, de Cienfuegos, preparou o volume Te quedarás: Selección de narrativa sobre Benny Moré, (Você vai ficar: Seleção de narrativa sobre Benny Moré) um livro que ao mesmo tempo é uma homenagem ao lendário músico e presente para os leitores, de Cienfuegos e de qualquer lugar, interessados em apreender essências derivadas de várias aproximações do Sonero Mayor do nível de ficção literária.

De Bolero (Lisandro Otero, Letras Cubanas, 1984), a primeira abordagem narrativa da vida do Bárbaro do Ritmo, até hoje foram vários autores nacionais que, direta ou tangencialmente — mas principalmente o segundo, a verdade seja dita — abordaram tal interesse temático em suas obras.

Os havaneses Dulce María Sotolongo Carrington e Félix García Acosta, são encarregados de registrar no prólogo, os casos, por exemplo, de Guillermo Cabrera Infante e Tres tristes tigres; Abílio Estévez e Tuyo es el reino; Pedro Pérez Sarduy e Las criadas de La Habana; e Jesús Díaz e Las iniciales de la tierra, para citar alguns no território conspícuo do romance.

Na pesquisa de ambos os intelectuais chegou um ponto em que verificaram que na história o Benny é alguém pouco frequentado; de maneira que o esforço para forjar este livro de contos tenha estado marcado pela dificuldade do objetivo.

No entanto, em virtude de sua tarefa exaustiva de rastreamento, os arquitetos do volume conseguiram configurar um material literário onde o cisma que separa a observação do artista da região assistida da não ficção parece ser tão aberto (como na realidade é) e dos muitos menos povoados da ficção.

Os compiladores do volume afirmam que «as histórias e trechos de romances compilados têm como elemento comum o respeito e a admiração que nós, cubanos, sentimos por ele. O povo é quem escreve, um povo formado por intelectuais, músicos, negros, mulatos, brancos, cubanos daqui e de lá que se juntam a este tributo, devolvendo-o com uma vida renovada a partir da perspectiva de cada autor. Aqui o leitor encontrará Benny antes de Benny; Benny, o menino; que veio a Havana em busca de fortuna; Benny no México, na Venezuela, em seu amado Ali Bar e em casa com sua família. Algumas mulheres serão suas amantes e muitos conhecerão o amor por suas músicas. Aqui está um único contador de histórias que orgulhosamente diz: Benny, você vai ficar!».

O novo título da Coleção Caminante, de Ediciones Mecenas integra narrativas de Roberto Fernández Retamar, Bobby Carcassés, Nieves Cárdenas López, Lázaro Gual, Francisco Segundo Martínez Sosa, Manuel Esteban Taño de la Paz, Dulce María Sotolongo, David Martínez, Reynaldo Duret Santana Gustavo Vega Izquierdo, Juan C. Garcia Guridi, Jorge Luis Garcés, Rogério Riverón, Frank Campos Hernández, Víctor Joaquín Ortega, e outros. Além de trechos de alguns dos romances mencionados acima ou outros.

Este livro, rigorosamente cuidado em sua edição por Alicia Martínez Lecuna e o design/ilustração da capa (por Reynaldo Duret Santana e Milton Bernal Castro, em uma ordem similar) é uma peça de importância em uma escala particular e geral, toda vez que empreende uma gestão editorial nunca antes realizada e estabelece uma espécie de parapeito ou ponte de acesso universal a uma de nossas personalidades culturais mais internacionais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here