Com informações do Granma Digital
Apesar de os indicadores ainda não atingirem os planos propostos para o primeiro semestre de 2023, o turismo cubano mantém a linha de recuperação, após o impacto negativo que a pandemia da COVID-19 causou neste setor estratégico do país.
Segundo informações do Ministério do Turismo (Mintur), a chegada total de viajantes no primeiro semestre de 2023 ascendeu a 1.298.539, o que significa um recuperação de 50% em relação a 2019.
Quanto aos principais mercados, o Canadá continua a ser o primeiro emissor, com mais de 500 mil visitantes, seguido pelos cubanos residentes no exterior, Estados Unidos e Rússia.
Sobre a Rússia, o Mintur sublinhou que deverá posicionar-se como terceiro país emissor, após o restabelecimento das ligações aéreas diretas entre as duas nações, afetadas pelo conflito russo-ucraniano.
Cuba passa por uma transformação digital e da implantação total da cobertura Wi-Fi na infraestrutura turística, já existem 286 instalações prontas.
O Ministério do Turismo denuncia as campanhas de difamação contra Cuba, que procuram ter um impacto negativo, e vão desde o nível das redes sociais até ações migratórias, como o cancelamento de viagens aos Estados Unidos sem visto para cidadãos europeus que visitaram as Grandes Antilhas.