Ajuda humanitária do Brasil chega a Cuba após açoite de furacões

0
13
Dez toneladas de comida desidratada chegaram por via aérea e se somam a dez unidades de tratamento de água doadas pelo Brasil - foto: Cubadebate

Com informações do Granma Digital

Uma nova carga de doações, com kits para a instalação de painéis solares e medicamentos, como parte da contribuição do Brasil, na trilha das excelentes relações de amizade e de cooperação entre os dois países, é aguardada em Cuba, de acordo com o embaixador do Brasil em Havana, Christian Vargas.

Cuba recebeu, em 24 de novembro, uma carga de ajuda humanitária do Brasil, que contribuirá para o atendimento das pessoas afetadas pela passagem recente de dois furacões por esta nação caribenha.

As dez toneladas de alimentos desidratados, que chegaram pela via aérea no domingo, 24, se acrescentam às 30 unidades de tratamento de água doadas por esse país sul-americano, que já estão no território nacional, segundo informou a Televisão Nacional.

Ao agradecer os donativos, a vice-ministra do Comércio Exterior e o Investimento Estrangeiro, Deborah Rivas, fez questão e lembrar os vínculos bilaterais de colaboração; e lembrou a chegada, recentemente, de leite em pó, oferecida pelo Brasil após a ocorrência de fenômenos meteorológicos que provocaram severos danos em várias províncias.

Entidades brasileiras de solidariedade também estão coordenando a recolha de ajuda humanitária, de forma a apoiar os esforços de recuperação que esta nação caribenha faz, em meio do recrudescimento do bloqueio dos Estados Unidos.

Uma campanha semelhante desses movimentos populares permitiu reunir R$ 500 mil (US$ 86 mil, aproximadamente), o que se traduziu na aquisição de um milhão de seringas enviadas a Cuba para enfrentar a pandemia da Covid-19, enquanto seus médicos cooperavam na assistência sanitária em vários países.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here