Havana (informações do Cuba Debate) – Os aeroportos cubanos com operações internacionais receberam a certificação para reiniciar as atividades aéreas na fase pós-Covid-19. A decisão foi avalizada por especialistas de uma comissão nacional formada por especialistas dos Ministérios da Saúde Pública, Turismo e Transporte; também do Instituto Cubano de Aeronáutica Civil (IACC) e da Corporação de Aviação Cubana (Cacsa).
O semanário Options destaca que dez terminais aéreos receberam o parecer após cumprir os protocolos de biossegurança estabelecidos para receber e dispensar voos de e para outras nações.
A fiscalização rigorosa de todas as áreas desses aeroportos levou em consideração as condições para garantir as medidas estabelecidas na prevenção, enfrentamento e controle do novo coronavÃrus SARS-CoV-2, incluindo a medição da temperatura dos viajantes na chegada e saÃda, distanciamento fÃsico e desinfecção das mãos.
Além disso, os especialistas verificaram a existência de orientações de saúde nos quartos das unidades, bem como o domÃnio pelos trabalhadores dos procedimentos e medidas concebidos nos protocolos de biossegurança nas fronteiras do paÃs.
Durante este perÃodo de quase inatividade, os terminais aéreos cubanos foram submetidos a um processo de reforma e adaptação para atender à s normas sanitárias exigidas para a detecção do Covid-19, e seus trabalhadores foram treinados para garantir sua própria segurança e a dos passageiros.
Também nestes espaços foram criadas condições para o devido distanciamento interpessoal em todas as instalações, frequentemente higienizando as áreas de convivência e fumigando as bagagens de quem chega a cada instalação.