Autoridades avaliam ações para melhorar a situação econômica

0
1
Diaz-Canel e Marrero visitam a província de Artemisa - foto trabajadores.cu/Prensa Latina

Via Trabajadores e Prensa Latina

O Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e o Primeiro-Ministro, Manuel Marrero, iniciaram nesta segunda-feira (8.05) uma visita a Artemisa (oeste) para avaliar as ações empreendidas com vista a fazer face à situação econômica da ilha.

A verificação vai abranger todas as províncias do país e deve analisar detalhadamente o cumprimento dos compromissos contraídos no mês de janeiro, altura em que as principais autoridades avaliaram o potencial de cada território para ultrapassar a atual crise.

Em Artemisa, o presidente cubano insistiu na necessidade de subordinar as empresas agrícolas ao município, porque se não houver sistemas de produção locais, o Programa de Soberania Alimentar não se concretizará, disse ele, na conta do Twitter da Presidência.

O governador da província, Ricardo Concepción, explicou que indicadores como o plano de exportação e a entrega de terras ociosas estão melhorando nesta demarcação.

Díaz-Canel criticou a lentidão na concretização dos projetos com investimento estrangeiro e alertou para o destino dos fundos dos projetos de cooperação no sector agrícola.

Inquiriu sobre as entidades que solicitaram terrenos para autoconsumo e, face a uma resposta que ainda denota um valor baixo, reiterou que não se pode depender da importação.

O presidente destacou a necessidade de fazer as mudanças estruturais necessárias e eliminar todos os obstáculos que ainda impedem a produção de alimentos. “Tem que fazer as coisas de forma diferente, com outros conceitos”, frisou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here