Bloqueio prejudica a educação cubana

0
40
A educação sofre as consequências do bloqueio - Foto: Agência Cubana de Notícias - ACN

Com informações de Sarahí Núñez Pérez, do portal Agência Cubana de Notícias

O bloqueio econômico, comercial e financeiro a Cuba imposto pelos Estados Unidos interfere no bom funcionamento do setor educacional cubano, não só por impedir o desenvolvimento de profissionais nas esferas internacionais, mas também por dificultar para obter base material de vida e estudo. 

No relatório intitulado “ Necessidade de acabar com o bloqueio económico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos da América contra Cuba ”, apresentado por Bruno Rodríguez Parrilla, Ministro dos Negócios Estrangeiros, afirma-se que 38 horas desta medida unilateral equivalem a o custo de produção e aquisição da base material de estudo que o país necessita para cobrir as necessidades do sistema educativo durante um ano, o que representa cerca de 22 milhões de dólares.

Misael Cruz Diéguez, diretor do Centro Misto “Osvaldo Socarrás Martínez”, da província de Holguín, explicou à Agência Cubana de Notícias que a escola, sendo de ensino secundário, pré-universitário e politécnico, apresenta grande necessidade de base material para estudo e da vida, além de estar em processo de aprimoramento educacional, onde a maior parte da bibliografia necessita de suporte tecnológico 

Temos um computador para cada cinco alunos, o que dificulta o processo de aperfeiçoamento dos alunos do décimo ano porque, como ainda não possuem os livros necessários, os alunos contam com a tecnologia para obter materiais em formato PDF ou fazer consultas educacionais, explicou Cruz Diéguez. . 

Sarima Jardines Montero, presidente da Federação de Estudantes do Ensino Secundário (FEEM) do município de Báguanos, Holguín, disse à ACN que os alunos do centro, através do projeto Brigada de Trabalho Estudantil, realizam trabalhos voluntários para restaurar cadeiras, mesas e livros, que apresentam grande deterioração porque passaram por várias gerações.

Seria mais fácil substituir, pelo menos, a base material da vida por uma nova, mas devido ao bloqueio fica mais caro tanto adquiri-los em terceiros países como fabricá-los nos nossos, já que as matérias-primas, em alguns casos, também serão trazidos do exterior, expressamente. 

O bloqueio simboliza um ato de genocídio e uma violação flagrante, massiva e sistemática dos direitos humanos do povo cubano, pois representa uma política cruel e injusta de punição.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here