Informações do portal Juventud Rebelde
A China enviou o primeiro lote de doações de peças e acessórios para os equipamentos dos grupos eletrogêneos de Cuba, como parte da implementação do consenso alcançado entre os dois países, informa a Prensa Latina.
Antes da saída da carga, o embaixador cubano Alberto Blanco manteve uma reunião com Zhu Xiaoliang, diretor do Centro Internacional de Intercâmbios Econômicos e Técnicos da China, encarregado da execução deste carregamento.
“Às vésperas do 66º aniversário do Triunfo da Revolução, a amizade apaga a distância. Hoje Cuba receberá uma ajuda significativa do Governo Chinês que contribuirá para a recuperação do Sistema Elétrico”, escreveu o diplomata-chefe em seu perfil na rede social X.
Este projeto de doação responde ao consenso alcançado entre os presidentes da Ilha, Miguel Díaz-Canel, e o gigante asiático, Xi Jinping, que inclui a cooperação multissetorial.
Os acordos ao mais alto nível incluem áreas-chave como o diálogo político, a promoção conjunta das iniciativas do Cinturão e Rota, para o Desenvolvimento Global e para a Segurança Global, bem como a execução de projetos em energia, transportes, segurança alimentar, informatização da sociedade, indústria, comércio, entre outros.
O Sistema Elétrico Nacional da ilha sofreu danos significativos nos últimos meses, incluindo cortes de energia, causando apagões prolongados em todo o país.