Cuba apresenta protesto diplomático contra ataques dos EUA à cooperação médica

0
36
Ministério das Relações Exteriores de Cuba

O Ministério das Relações Exteriores de Cuba (Minrex) apresentou, no dia 26 de março, uma Nota de Protesto Diplomático ao Governo dos Estados Unidos. A nota, segundo o diretor-adjunto da Direção Geral de Imprensa, Comunicação e Imagem do Minrex, Juan Antonio Fernández Palacios, é “em resposta às recentes declarações particularmente ofensivas do Departamento de Estado sobre o que resulta em uma campanha contínua e exacerbada de descrédito e mentiras contra a cooperação médica internacional fornecida por Cuba”.

A nota afirma que “a campanha de difamação do governo dos Estados Unidos é imoral em todas as circunstâncias. É particularmente ofensivo a Cuba e ao resto do mundo, em tempos de uma pandemia que ameaça a todos nós, e quando todos devemos nos esforçar para promover a solidariedade e ajudar aqueles que dela precisam”.

Das Nações Unidas, e com uma só voz, a comunidade internacional pede unidade e cooperação. Reivindica o fim de guerras e conflitos. Também pede a cessação e suspensão de bloqueios injustos e medidas coercitivas unilaterais. Livre-se da maldade e hostilidade”, prossegue o documento cubano.

Saúde é um direito humano. É isso que Cuba entende e faz”, reafirma.

Finalizando, a nota lembra o que disse o comandante em chefe, Fidel Castro; “Cuba nunca realizaria ataques preventivos ou surpresa contra qualquer canto escuro do mundo; em vez disso, nosso país foi capaz – e continua sendo – de enviar os médicos necessários para os cantos mais sombrios do mundo. Médicos e não bombas”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here