Cuba dá início ao primeiro estágio de recuperação do pós-Covid 19

0
24
Havana

 

Foto: Alberto Freitas

Da Redação (com informações do Minrex) – O Presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, expressou confiança de que todas as províncias do país, exceto Havana e Matanzas, estão em condições de passar para a primeira fase do estágio de recuperação do Covid-19 e progredir, se bem controlado, com bastante rapidez para o restante das fases.

A declaração do Chefe de Estado foi na reunião do grupo de trabalho temporário para prevenção e controle do novo coronavírus, que ele chefia todas as tardes com o Primeiro Ministro Manuel Marrero Cruz, por videoconferência com todos os governadores e os Prefeito do município especial da Ilha da Juventude. As ações começaram a ser implementadas desde 18 de junho, em 14 territórios do país.

Díaz-Canel enfatizou a necessidade de que as medidas propostas para as três fases sejam controladas e implementadas rigorosamente e que tudo seja bem feito. “Qualquer erro abre uma lacuna para a possibilidade de reemergência, portanto, trata-se de manter e consolidar os resultados que estamos tendo”, afirmou.

Ele lembrou que entre os objetivos dessa nova etapa está retornar à normalidade gradual e assimetricamente; evitar o ressurgimento do vírus e continuar trabalhando para reduzir riscos e vulnerabilidades, como conseqüência da doença na população, e também na economia e na vida social.

Como princípios de trabalho que são inevitáveis de manter, Díaz-Canel definiu, em primeiro lugar, as economias, que devem permanecer como premissa. Além disso, ele reiterou que a intenção é reativar gradualmente a atividade econômica e social em todos os setores, estatais e não estatais, sem abrir mão do teletrabalho ou do trabalho remoto, sempre que possível e não como exceção.

Como questão fundamental para o desenvolvimento do país, o Chefe de Estado destacou a produção de alimentos, “uma questão que devemos resolver definitivamente, pois não podemos continuar dependendo das importações, especialmente agora, com meses complexos pela frente”.

O governo cubano continuará a usar e estimular, como método de trabalho, a convocação de cientistas e especialistas para avaliar diferentes situações no país nos mais diversos setores, para buscar soluções para os problemas, sem descuidar da pesquisa científica em busca da vacina e ao enfrentamento ao Covid 19, com drogas e tecnologias avançadas.

Indicadores de saúde

Treze províncias e o município especial da Ilha da Juventude iniciaram, em 18 de junho, a primeira fase do estágio de recuperação da doença. Uma decisão que passou pelo cumprimento de cinco indicadores de saúde definidos pelo Ministério da Saúde Pública (Minsap): taxa de incidência, índice reprodutivo, casos ativos, número de casos positivos com fonte conhecida de infecção nos últimos 15 dias e eventos de transmissão local.

O ministro da Saúde, José Angel Portal Miranda, explicou que esses indicadores permitem avaliar a situação da pandemia em cada território e as fases que podem ser aplicadas na primeira etapa da recuperação. Ele garantiu que os indicadores estarão sujeitos a avaliações periódicas para determinar sua eficácia.

O vice-primeiro-ministro e ministro da Economia e Planejamento, Alejandro Gil Fernández, explicou que o objetivo da primeira fase é retornar, gradualmente, a atividade produtiva, garantindo aos trabalhadores as medidas de proteção do Estado e respeitando as medidas de distanciamento físico.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here