Cubanos nos EUA promovem maratona ciclística contra o bloqueio

0
1
Maratona ciclística contra o bloqueio

Da redação (com informações do site nacionyemigracionCubanos residentes nos Estados Unidos e norte-americanos iniciaram, no dia 11 deste mês, uma maratona de bicicleta pelo território daquele país, levando uma mensagem de paz e pedindo o fim do bloqueio econômico contra Cuba.

O professor cubano-americano Carlos Lazo, organizador do passeio, endereçou uma mensagem ao presidente dos EUA, Donald Trump, pedindo o levantamento de sanções econômicas.

Na correspondência, Lazo descreve a situação causada pela pandemia de Covid-19 e um cenário em que a administração dos EUA aumentou sua hostilidade e reforçou as sanções econômicas contra o povo cubano.

Há uma semana o conteúdo da petição tinha quase 20 mil assinaturas nas plataformas online Change.org e Avaaz.org. A mensagem diz que “a maioria do povo americano, e homens e mulheres de boa vontade do mundo, desejam que cesse essa política de confronto, que fica mais imperiosa em tempos da Covid-19. As sanções econômicas à Ilha, são uma corda que sufoca nosso povo. E nos últimos tempos o nó aperta cada vez mais”.

O ponto de partida do passeio ciclístico foi a cidade de Seattle, de onde estão percorrendo cerca de 5 mil quilômetros até a capital do país, Washington DC, para “compartilhar nossa mensagem de reconciliação e paz com os congressistas”.

Ao longo do trajeto, o grupo participará de entrevistas e conversas em escolas, igrejas e outros espaços em pelo menos onze estados. Segundo Carlos Lazo, para “construir pontes de amor entre os povos de Cuba e dos Estados Unidos.”

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here