Eficácia de Cuba ante a Covid-19 é reconhecida pela OPAS e OMS

0
30
Foto: Agência Cubana de Notícias

(Com o Granma Internacional) – A Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS), por meio do representante em Cuba, o epidemiologista peruano José Moya, reconheceram a capacidade e a eficácia do sistema de saúde da ilha no enfrentamento à covid-19, através do plano intersetorial nacional, liderado pelo Governo do país.

Em declarações a agência de notícias Prensa Latina, José Moya destacou o papel da rede de atenção primária na identificação imediata dos casos positivos para o coronavírus, após o anúncio dos primeiros relatos de pacientes no país, no mês de março. Uma mobilização que ele descreveu como base para realizações subsequentes no controle da epidemia.

Moya mencionou que a aplicação dos testes moleculares da PCR, realizados em tempo real, às pessoas infectadas e seus contatos, bem como medidas de prevenção e controle, realizadas em isolamento social, contiveram a propagação com sucesso e permitiram que o trabalho fosse feito sob observação, tratamento epidemiológico e médico dos grupos afetados.

José Moya destacou particularmente o papel que a estratégia de comunicação de massa teve em torno do comportamento e gestão da pandemia, atualizando constantemente as pessoas, das conferências matinais diárias, as frequentes aparições do ministro da Saúde Pública, José Angel Portal Miranda, e a abordagem permanente que o presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, faz sobre o assunto.

Em nome da OPAS e da OMS, que orientam a gestão da saúde nos níveis continental e global, o epidemiologista Josá Moya também reconheceu o mérito e o papel decisivo da Ciência e Tecnologia cubana, incluindo as universidades, na articulação nacional do confronto com a covid-19.

Link para a matéria original: http://www.granma.cu/cuba-covid-19/2020-06-30/ops-y-oms-reconocen-eficacia-de-cuba-ante-covid-19-30-06-2020-00-06-30.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here