Eurodeputada denuncia política agressiva dos EUA contra Cuba

0
46
Deputada Clare Daly - foto: Ministerio das Relações Exteriores de Cuba

Com informações do MinRex

A deputada Clare Daly, do Grupo de Esquerda do Parlamento Europeu, denunciou, esta semana, o patrocínio de décadas dos Estados Unidos ao terrorismo por grupos de direita contra Cuba.

Segundo a deputada, o governo cubano tem denunciado as mais de 3 mil mortes causadas por atos de agressão dos Estados Unidos ou de grupos financiados e preparados pela Agência Central de Inteligência, para minar a Revolução na ilha caribenha.

O governo do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump incluiu Cuba na chamada lista de países que patrocinam o terrorismo, em uma ação descrita como espúria e injustificada que reforça o bloqueio de Washington contra Cuba.

A deputada se referiu a décadas de apoio dos Estados Unidos a organizações de direita contra a Revolução Cubana e contra a Nicarágua, além de esquadrões da morte em El Salvador e Guatemala.

Se quisermos mencionar países que patrocinam o terrorismo, podemos fazê-lo. A União Européia, que incentiva a expansão do terrorismo de Israel contra os palestinos ou o patrocínio ocidental de ações terroristas pelo governo saudita no Iêmen, disse ela.

Além disso, referiu-se à organização extremista Estado Islâmico, como produto dos Estados Unidos, França e Reino Unido, bem como o apoio às ações violentas na Síria e no Iraque por parte da Turquia e das referidas potências ocidentais.

No seu discurso no Parlamento Europeu, a eurodeputada do partido Irish Independents for Change apelou à recordação dos casos do Vietnã, Camboja e Laos, numa clara referência às ações agressivas dos Estados Unidos naquela região.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here