Do site do MinREx – Cuba
Dezoito ex-presidentes latino-americanos e caribenhos enviaram uma carta ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, solicitando que o governo dos Estados Unidos suspendesse o bloqueio contra Cuba.
Os signatários da carta também exigem que Biden retire Cuba da lista de Estados patrocinadores do terrorismo elaborada unilateralmente pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.
“O povo cubano está enfrentando enormes dificuldades no fornecimento de medicamentos, na chegada de ajuda humanitária, nas restrições impostas aos serviços financeiros, na chegada de turistas e investimentos de terceiros”, afirma a carta conjunta.
Entre os signatários estão os ex-presidentes José Mujica (Uruguai), Dilma Rousseff (Brasil), Juan Manuel Santos e Ernesto Samper (Colômbia), Evo Morales (Bolívia), Martín Torrijos (Panamá), Rafael Correa (Equador), Vinicio Cerezo (Guatemala ), Dilma Rousseff (Brasil) e Leonel Fernández (República Dominicana).
Os dirigentes apontaram as “limitações de viagens, o envio de remessas e doações dos Estados Unidos” como elementos que geram um impacto “prejudicial” “não apenas para quem habita a ilha, mas também para o povo cubano-americano, a quem é negada a direito de visitar seus parentes.