ONU diz que Cuba continua líder em questões de saúde

0
6
Díaz-Canel recebeu a diretora regional para América Latina e Caribe do Fundo de População das Nações Unidas, Susana Sottoli. Foto: Estudios Revolución

Com informações de Alina Perera Robbio, do Portal Juventud Rebelde

A diretora regional para a América Latina e o Caribe do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Susana Sottoli, afirmou que, no âmbito da região, apesar dos desafios, apesar da COVID-19, dos desastres naturais, dos fatores internacionais, Cuba continua a ser líder nas questões de saúde.

A declaração foi feita em encontro recente com o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, em Havana. Díaz-Canel, declarou que a reunião foi oportuna para agradecer o apoio do Fundo nestes tempos e que essa ajuda se manifesta no aconselhamento para abordar questões demográficas, de saúde sexual e reprodutiva. Ele ressaltou “o apoio que recebemos de vocês em meio a pandemias e eventos meteorológicos adversos para o país”.

Suzana Sottoli falou sobre as experiências concretas vividas nos lares maternos em Cuba, sobre os diálogos mantidos com mulheres grávidas e jovens, o que – na sua opinião – é uma expressão palpável da visão geral que define o rumo, no país caribenho, em termos de cuidados de saúde prioritários.

A dirigente do Fundo das Nações Unidas afirmou ser um prazer e sempre uma honra ter Cuba nos acompanhando com sua voz nos fóruns internacionais de População e Desenvolvimento e em agendas nas quais há muita preocupação com retrocessos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here