Rússia fortalecerá cooperação contra o bloqueio

0
15
Havana, vista do Memorial Jose Martí - Foto: Alberto Freitas

Com informações do Portal Granma Digital

O secretário do Conselho de Segurança russo, Sergei Shoigu, afirmou, segunda-feira passada (10.09), em Moscou, que a Rússia tomará medidas adicionais para apoiar Cuba, para que Havana supere as consequências do bloqueio econômico dos EUA.

Num encontro com o ministro do Interior cubano, major-general Lázaro Alberto Álvarez Casas, paralelo à cúpula de altos representantes de segurança dos países BRICS, o responsável russo garantiu que Moscou está empenhada em fortalecer os laços em diversas áreas para apoiar a nação caribenha diante do cerco que Washington impõe há mais de 60 anos.

“Estamos prontos para aumentar a cooperação entre conselhos de segurança, serviços de inteligência e agências de aplicação da lei. Prestamos especial atenção à cooperação comercial, económica e de investimento, mesmo no âmbito de uma comissão intergovernamental bilateral especializada”, sublinhou Shoigu.

Shoigu antecipou que a Rússia tomará medidas adicionais para apoiar Cuba, nomeadamente através da disponibilização de novas linhas de crédito, centradas na parceria estratégica entre Havana e Moscou num amplo conjunto de áreas.

Destacou que a ilha caribenha representa um dos amigos mais antigos do gigante euroasiático e tem demonstrado o valor das relações mesmo nos momentos mais complexos.

“Cuba é um dos aliados mais próximos da Rússia na América Latina. Temos relações duradouras, sólidas e testadas pelo tempo, que remontam aos tempos da União Soviética”, lembrou o secretário do Conselho de Segurança Russo.

Uma delegação cubana está na cidade de São Petersburgo, convidada a participar, até 12 de setembro, da reunião dos BRICS a nível de altos funcionários de segurança, na qual os presentes analisam questões relevantes para a segurança nacional, regional e internacional, bem como as mais promissoras. orientações para a cooperação nesta área.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here