Com informações de Julio Martinez Molina, do Granma
O vice-presidente da República, Salvador Valdés Mesa, afirmou que a colheita do açúcar é um fato instalado na cultura nacional, de grande significado na economia e no imaginário cubano. Supõe a vida das usinas (batey), da ferrovia, dos trabalhadores, da comunidade e é um setor que deve impulsionar o país.
A afirmação foi feita pelo durante uma visita de trabalho à central elétrica Antonio Sánchez, em Cienfuegos, região central de Cuba. O dirigente ressaltou a necessidade, em escala nacional, de extrair o máximo de açúcar da cana e alcançar um maior nível de eficiência, com maiores rendimentos, e afirmou que a cadeia produtiva com entidades vizinhas, alcançada no Antonio Sánchez, deve continuar no país, para arrecadar um esforço extra.
O colosso de Aguada de Pasajeros, localizado entre as melhores usinas da Ilha, tem o compromisso de entregar 18.870 toneladas de açúcar em seus 87 dias de moagem; e espera-se que tenha sucesso, embora não tenha os níveis de cana plantados para suportar a tarefa.
Por isso, está ligada à Usina 5 de Septiembre em Rodas, da qual recebe parte do capim, bem como da vizinha província de Matanzas.
Valdés Mesa pediu o plantio dos volumes de cana necessários para acabar com a dependência de uma usina que está ligada à Fábrica de Álcool Fino Alficsa, e que precisa ter matéria-prima continuamente.