Com informações do Juventud Rebelde
A eficácia do Soberana 02, em suas duas doses, é de 62%, o que supera as exigências da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que uma vacina candidata contra o COVID-19 se transforme em vacina, que é de 50%.
Porém, a eficácia da combinação das doses de Soberana 02 com Soberana Plus, a formulação liderada pelo Instituto Finlay em conjunto com outras instituições científicas cubanas, e cujos resultados, que logicamente serão superiores, será dado a conhecer em breve.
Esse resultado foi apurado por Comitê Independente e, embora o feito científico já cumpra a condição de vacina, seu uso emergencial será oportunamente autorizado pelo Centro de Controle Estadual de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos (Cecmed).
O novo resultado da ciência cubana no confronto global com a COVID-19, conforme descreve o Primeiro Secretário do Partido Comunista de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, é o melhor presente que poderíamos ter no Dia dos Pais, afirmou o também Presidente da República.
“Esta foi a alegria do dia”, disse o Chefe de Estado a uma representação de cientistas do Finlay Vaccine Institute (IFV) e de outras instituições que participaram na criação da Soberana e que se reuniram rapidamente, após ouvir a notícia , para ter uma reunião com o presidente em uma das instalações do centro científico.
Soubemos do resultado na reunião de hoje do Grupo de Trabalho Temporário de Prevenção e Enfrentamento da COVID-19; Tem sido um dia muito complexo devido ao número de casos positivos e do falecido, mas decidimos vir aqui para encontrar convosco, confessou o Presidente.
«Este é um resultado retumbante dos cientistas cubanos que expressa muitas coisas. Expressa a confirmação mais uma vez do pensamento visionário de Fidel e da capacidade científica que a Revolução criou, mas outras razões também devem ser destacadas ”, comentou Díaz-Canel.