Foto: Alberto Freitas
Da redação (com informações do Granma Digital) – Cuba tem uma cobertura de 100% na educação infantil, aponta a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Os dados sobre os resultados das políticas cubanas para uma educação inclusiva e de qualidade estão no Relatório Mundial de Acompanhamento da Educação 2020, divulgado pelo órgão da ONU.
Em sua conta no Twitter, a representante permanente de Cuba na Unesco,Yahima Esquivel, destacou que o relatório da Unesco “reconhece a eficácia do programa cubano Educa a Tu Hijo para garantir uma educação inclusiva e de qualidade desde a primeira infância e em contextos rurais”.
A diplomata também grifou que o Relatório exalta o Programa de Educação Sexual de Cuba e destaca sua abordagem preventiva, gênero e direitos sexuais, em todo o currículo básico, eletivas e estudos de pós-graduação.
Yahima Esquivel lembrou ainda o reconhecimento da Unesco pelos esforços de Cuba como um exemplo na inserção de estudantes com necessidades especiais no sistema educacional convencional.
O Relatório Mundial de Acompanhamento da Educação 2020 é o mecanismo global de monitoramento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 4: garantir educação inclusiva, equitativa e de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
A meta 4.2 deste ODS preconiza que “Até 2030, garanta que todas as meninas e todos As crianças têm acesso a serviços de atendimento e desenvolvimento de primeira infância de qualidade e educação pré-escolar para estarem prontos para o ensino primário.” Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fazem parte da agenda da ONU para 2030.
O artigo 73 da Constituição de Cuba estabelece que a educação é um direito de todas as pessoas e responsabilidade do Estado, que garante serviços educacionais,. educação gratuita, acessível e de qualidade para treinamento abrangente, desde a primeira infância até a educação universitária de pós-graduação.