Havana (Granma) Com a presença do presidente Miguel Díaz-Canel, foi aberto, segunda-feira (10), no Teatro Karl Marx, o 12º Congresso Internacional da Educação Superior Universidade 2020, evento de periodicidade bienal, que reuniu de 1998 a 2018 a mais de 17.200 delegados estrangeiros.
Delegados de mais de 45 nações participam desta edição. Presentes também ministros de Ensino Superior da África, América Latina, Ásia e Europa, além de presidentes de associações de reitores e personalidades de destaque. A cerimônia de abertura também contou com a presença de líderes do Partido e do Governo, além de representantes das organizações de massas.
A palestra “Universidade e Desenvolvimento Sustentável. Visão de Cuba”, foi ministrada pelo dr. José Ramón Saborido Loidi, ministro do Ensino Superior, que lembrou que, apesar da crescente hostilidade do governo dos Estados Unidos em relação a Cuba, «a Revolução elevou substancialmente os salários de todos os mestres, professores e outros trabalhadores do sistema educacional, novos campus universitários foram construídos e houve progresso na melhoria da infraestrutura da maioria das universidades».
Este congresso internacional será realizado na capital cubana até 14 de fevereiro. Enquanto isso, os delegados trabalharão em fóruns, workshops, simpósios, painéis e mesas-redondas, como espaços de consulta sobre o papel da Universidade e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.