Iniciativa europeia contra o bloqueio a Cuba é apoiada na América

0
26
Reprodução Ministério das Relações Exteriores de Cuba

Via Ministério das Relações Exteriores e Prensa Latina

Organizações e personalidades de países latino-americanos e dos Estados Unidos somaram esta semana suas vozes à campanha do canal Europa para Cuba “Tsunami mundial contra o bloqueio”, destaca hoje a plataforma de solidariedade com a ilha.

O Prêmio Nobel da Paz e ativista argentino Adolfo Pérez Esquivel foi um dos que apoiaram a demanda pelo fim do bloqueio econômico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra a nação caribenha, política que vem sendo aplicada há mais de seis décadas.

O intelectual mexicano Fernando Buen Abad também expressou seu repúdio ao cerco de Washington, que qualificou de criminoso, desumano e perverso.

É fundamental apoiar qualquer campanha internacional que aborde e entenda a urgência de especificar este crime contra a humanidade e este atentado contra a razão de ser da espécie humana, disse Buen Abad em um vídeo transmitido em seu espaço dominical no YouTube por Europa por Cuba , que lançou a iniciativa em 3 de abril.

O canal também transmitiu mensagens condenando o bloqueio imposto à ilha pela Associação de Moradores Cubanos José Martí no México e pelo Instituto Cultural José Martí de Puebla.

Da mesma forma, Miguel Mármol, membro do Conselho Nacional da Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional de El Salvador, manifestou sua participação na reivindicação.

Dos Estados Unidos, a coordenadora do Comitê de Solidariedade com Cuba e Venezuela naquele país, Gloria La Riva, denunciou que o governo de Joseph Biden tem mantido a agressividade reforçada por seu antecessor na Casa Branca, Donald Trump, que ordenou mais de 240 medidas para intensificar o bloqueio contra Cuba.

O professor Danny Shaw, pesquisador da The City University of New York, e os ativistas Erin Feely e Ike Nahem, entre outros, se juntaram ao “Tsunami” em nome da Coalizão que organiza a Conferência de Padronização dos Estados Unidos -Cuba.

A campanha foi acompanhada em abril desde o Canadá, onde começou, com a reivindicação do levantamento da cerca manifestada por várias associações.

Segundo o Europe for Cuba, o objetivo da iniciativa é ativar ao longo da primavera do Hemisfério Norte ondas de solidariedade com a ilha na forma de um “tsunami” que passa de país a país e de continente a continente na América, Europa, África e Ásia.

https://www.prensa-latina.cu/2023/05/07/apoyan-en-america-iniciativa-eur…

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here