Cuba comprometida com um turismo mais acessível

0
1
Cuba se compromete com acessibilidade no turismo - foto: Cuba Travel

Com informações da Cuba Travel

A IV Cúpula Ibero-americana de Turismo Acessível será realizada de 22 a 27 de junho de 2021 no Hotel Nacional de Cuba, em Havana, sob os auspícios do Ministério do Turismo de Cuba. A  Ecotur Travel Agency  será o oficial receptivo oficial e organizador principal junto com o Skedio Travel Group, um TTOO espanhol com uma longa história no destino caribenho.

As novas datas foram anunciadas na Conferência Internacional de Turismo Acessível, realizada no último dia 3 de dezembro, na referida sede, da qual participaram autoridades do setor, representantes de agências de viagens, cadeias hoteleiras e associações de pessoas com deficiência. , para discutir como tornar o turismo melhor para todos.

Juan Carlos García Granda, Ministro do Turismo, destacou que a data escolhida para a Conferência coincide com o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, uma forma de conscientizar e promover o trabalho que realizam neste sentido.

Ele especificou que durante a cessação obrigatória de operações por conta da COVID-19, eles aproveitaram a oportunidade para fortalecer a infraestrutura do setor, incluindo ações destinadas a criar condições para o turismo acessível.

Neste contexto, anunciou a criação de uma Rede Cubana de Turismo Acessível, que promoverá a inclusão em diferentes modalidades turísticas de portadores de necessidades especiais junto com os viajantes regulares.

Em Cuba, desde o início do desenvolvimento da actividade de carácter internacional, em todos os regulamentos para a construção de novos hotéis, ou para a categorização das instalações, estabeleceu-se a eliminação das barreiras físicas, e hoje estamos a trabalhar para que isso aconteça condição de encaminhamento de forma responsável, para um estatuto superior, afirmou o titular.

García Granda informou que o país está atualmente aberto ao turismo internacional e que tem recebido visitantes do Canadá, Rússia, Alemanha, Inglaterra e México, principalmente, e a validade dos protocolos nacionais é reconhecida.

Acrescentou que Cuba trabalhará para ser um local digno para a IV Cúpula Ibero-americana de Turismo Acessível, onde os participantes encontrarão um destino turístico renovado, sustentável, tranquilo, saudável, seguro e acessível.

Durante a Conferência Internacional de Turismo Acessível, representantes das Associações Nacionais de Surdos, Cegos e Deficientes Visuais, bem como da Associação Cubana de Deficientes Físico-Motores, expressaram sua gratidão pela realização de um evento deste tipo, bem como sua disponibilidade para continuar acompanhando o setor para que os serviços prestados sejam cada vez mais inclusivos.

Por sua vez, Diego González Velasco, presidente da Rede Ibero-americana de Turismo Acessível, expressou na Conferência que no mundo uma em cada sete pessoas tem deficiência, um número que pode aumentar nos próximos anos, e que as barreiras mais importantes com aqueles que são encontrados não são os físicos, mas os atitudinais.

Acessibilidade, disse, é a garantia de fácil acesso para qualquer pessoa, mesmo para quem tem algum tipo de deficiência, podendo chegar a um local, utilizar um serviço, exercer uma atividade em igualdade de condições e com independência.

Segundo González Velasco, há muito potencial neste segmento de mercado e deve ser explorado, mas bem feito, a partir de uma cadeia de experiência turística que leve em consideração tanto as condições do aeroporto, como o transporte, o alojamento e o atividades recreativas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here