Cubanos residentes no Brasil defendem legado da Revolução Socialista

0
40

A Associação Nacional dos Cubanos Residentes no Brasil – José Martí (Ancreb – JM) divulgou nota oficial saudando o 62º aniversário da Revolução Socialista, comemorados no dia 1º deste mês, defendendo o legado de Martí e Fidel, continuado por Raúl e Diaz Canel, e ressaltando a complexa, mas necessária, tarefa de ordenamento econômico do país.

Na nota, a Ancreb – JM lembra que 2020 foi um dos anos mais terríveis e dolorosos da história da humanidade, mas a Revolução Cubana tem feito esforços extraordinários para reduzir os efeitos da pandemia em meio ao bloqueio criminoso dos Estados Unidos da América, agravado pelas medidas genocidas de Donald Trump, que dificulta a obtenção de recursos para enfrentar os efeitos da Covid 19.

Apesar da quantidade e continuidade das agressões externas, a Ancreb – JM assinala que a Revolução conseguiu reduzir ao máximo os efeitos da pandemia e que as taxas de infecção e morbidade mostram ao mundo resultados positivos. A Associação destaca que, ao mesmo tempo, Cuba avança com passos próprios no desenvolvimento de quatro vacinas para garantir imunidade à população.

A nota da entidade menciona também o valioso trabalho humano, internacionalista e solidário dos médicos cubanos em diversos países do mundo na luta contra a Covid 19 e a proposta do Prêmio Nobel da Paz à Brigada Henry Reeves, por múltiplas organizações e personalidades no mundo.

A nota critica o apoio da mídia internacional ao imperialismo norte-americano, que, “associado a indivíduos da pior espécie”, promove o “golpe suave”, simbolizado pelo chamado Movimento San Isidro, que insulta e desrespeita símbolos nacionais, apela a perturbações públicas que o povo, especialmente os jovens, têm sido capaz de enfrentar.

Por fim, a Associação, a partir do Brasil, afirma que continuará sendo um baluarte de defesa, apoio e divulgação das medidas tomadas pelo Partido e Governo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here