Rússia e China divulgam declaração contra ações unilaterais

0
2
Sergey Lavrov e Wang Yi, ministros das Relações Exteriores da Rússia e da China

Da redação.

Em declaração conjunta recente, a Rússia e a China rejeitam a prática de ações unilaterais e de protecionismo, a política de força e a perseguição entre estados, a introdução de sanções unilaterais que não sejam amparadas por fundamentos jurídicos internacionais e também a aplicação extraterritorial de legislação nacional.

Para os ministros de Relações Exteriores dos dois países, Sergey Lavrov e Wang Yi, a pandemia do novo coronavírus é o mais grave desafio global em tempos de paz. No comunicado é expressa a preocupação de que, em tempos de pandemia, estados individuais disseminam informação pouco precisa e falsa, ameaçando a saúde e o bem-estar dos cidadãos, a segurança pública, a estabilidade e a ordem, e impedindo o intercâmbio entre os povos.

Rússia e China conclamaram autoridades estatais, organizações públicas, a mídia e os círculos empresariais a fortalecerem a interação e combaterem unidas a informação falsa. “Informação e avaliações disseminadas devem ser baseadas em fatos. E devem excluir qualquer interferência nos assuntos internos de outros países e ataques irracionais à estrutura e aos caminhos de desenvolvimento escolhidos por outros países”, observa a declaração.

Os dois países dos BRICS reiteram firme apoio à Organização Mundial de Saúde e ao seu papel de coordenação na cooperação internacional para o combate às epidemias, defendem o aprofundamento da cooperação internacional nesta área, bem como a aceleração do desenvolvimento de medicamentos e vacinas.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here